Nos Estados Unidos, o número de ciclos de congelamento de óvulos realizados em 2022 foi de 29.803. Isso representou um aumento de 292% em relação a 2015. Mas quais foram os motivos para essa procura tão grande?
As principais indicações para o procedimento são:
- tratamento para câncer que possa afetar os ovários (por exemplo, câncer de mama)
- preservação antes de cirurgias nos ovários
- preservação social: mulheres que gostariam de adiar a maternidade ou aumentar as chances de engravidar no futuro
- preservação para pacientes em uso de hormônios para transição de gênero
Mas a real motivação pode ser outra…
- Não ter parceiro
- Não estar pronta para começar uma família
- Preocupação com a queda da fertilidade com o passar da idade
- Tirar a pressão para ser mãe ou encontrar um parceiro
- Motivos financeiros
Nos últimos 10 anos, a tecnologia evoluiu a ponto de atender milhares de pacientes, independentemente das suas razões. No entanto, isso ainda não se traduz necessariamente em gravidez. Atualmente, sabemos que apenas 10% das mulheres retornam para usar os óvulos congelados, e dessas, a taxa de gravidez é de 30%. Além disso, muitas mulheres precisam realizar mais de um ciclo de tratamento para atingir um número considerado “ideal” de óvulos, aumentando as chances de sucesso no futuro.
Os resultados ainda não são ideais, e muitas mulheres se sentem inseguras com um tratamento que não garante 100% de sucesso. No entanto, a tecnologia continua a se aprimorar a cada ano, e as expectativas para taxas de sucesso mais altas são promissoras.
E para que isso aconteça, é essencial que:
- A população receba informações e educação sobre o assunto;
- O congelamento de óvulos seja realizado até os 35 anos (idealmente);
- Exista acompanhamento médico adequado para garantir bons resultados;
- Haja acompanhamento integral durante todo o processo.
Se você esta pensando em congelar seus óvulos, lembre… É um procedimento com poucos riscos. Existem estratégias para reduzir custo, como auxílio por empresas ou com a doação de parte dos óvulos. Você não precisa “comprar” a ideia de preservação da fertilidade a qualquer custo. Pense nos benefícios que ela pode te trazer e no efeito da idade sobre os óvulos.
O custo-benefício do tratamento de congelamento de óvulos ainda parece desfavorável, mas é, até o momento, a única técnica disponível para aumentar as chances de gravidez no futuro. Vamos fazer valer a pena esse tratamento para que cada vez mais mulheres possam contar com a tecnologia a seu favor.